Implantado em 16 de novembro de 2021, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim completa dois anos de funcionamento nesta quinta-feira (16), com um total de mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas até o último dia 13. Esse projeto pioneiro, que é a primeira unidade móvel de vacinação do país na rede pública de saúde, tem servido como modelo para outros estados e municípios.
O Vacimóvel de Betim realiza, em média, 200 imunizações por dia, um número superior ao de qualquer outro núcleo de vacinação do município. Essa unidade móvel tem sido fundamental na estratégia de imunização da cidade, circulando pelos pontos mais movimentados, participando de eventos, percorrendo empresas, instituições de ensino e outras entidades, oferecendo vacinas para a população em horários comerciais, alternativos, noturnos e nos fins de semana.
A programação semanal do posto-volante pode ser acessada no portal da Prefeitura de Betim: www.betim.mg.gov.br.
O sucesso do Vacimóvel de Betim tem sido reconhecido em diversos congressos de saúde pública pelo país. Em agosto de 2023, o projeto foi apresentado para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações. Neste mês, o projeto será apresentado no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Florianópolis-SC, na IV Jornada de Imunização de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e no Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação, também em Belo Horizonte.
O Vacimóvel é um furgão adaptado com uma antessala para conferência de cartão e registro da dose, computador com acesso à internet, sala de vacinas, bancada de serviço, armários para os insumos e câmara fria para armazenamento das vacinas. Desde o início da operação, o veículo disponibilizou mais de 55 mil doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 13 de novembro de 2023. Além disso, o posto-volante foi responsável pela aplicação de 17.374 doses dos imunizantes contra a meningite, quase 400 doses da vacina contra hepatite A e quase 12 mil doses na campanha de vacinação contra a influenza de 2023.
O Vacimóvel de Betim é um exemplo de como a mobilidade pode contribuir para ampliar o acesso da população à imunização e melhorar as coberturas vacinais nos municípios. Com seu sucesso, espera-se que mais cidades adotem essa estratégia inovadora, garantindo a proteção de mais pessoas contra doenças evitáveis.
Foto: PMB