Desde o lançamento, há cinco meses, o Programa Integridade Menstrual da Secretaria Municipal de Assistência Social registrou a marca de mais de oito mil pacotes de absorventes higiênicos entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de violação de direitos. Os absorventes são entregues nas 16 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Podem receber o benefício mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo em situação de vulnerabilidade, que inclui: famílias de baixa renda com estudantes matriculados em escolas da rede pública de ensino; pessoas em vulnerabilidade social extrema; pessoas em situação de pobreza, incluindo mulheres que estão em fase puerperal; mulheres em situação de violência doméstica e domiciliar; e pessoas que cumprem medidas socioeducativas.
No lançamento do programa, em 15 de maio, foram destinados 250 pacotes para cada Cras. A Secretaria Municipal de Assistência Social registrou, nesse primeiro mês, a entrega de 2.133 pacotes de absorventes em todas as unidades dos Cras. No mês seguinte, em junho, 1.211 pacotes foram entregues. Já em julho, o programa fechou com a entrega de 1.393 absorventes. Em agosto, as unidades dos Cras entregaram 1.768 pacotes. Já em setembro, o programa registrou 1.654 entregas. Nos últimos cinco meses, o programa atendeu 3.709 usuários.
Para participar do programa, os critérios incluem possuir residência comprovada em Betim e ter o grupo familiar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal atualizado nos últimos 24 meses. Podem participar o grupo familiar em acompanhamento e/ou atendimento pelos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).
O público que se enquadra nos critérios do benefício deve procurar o Cras de referência para verificar os dias de atendimentos individualizados ou ações coletivas para garantir o benefício. “O programa representa um passo significativo na promoção da dignidade e bem-estar de pessoas que menstruam no município. A garantia do acesso aos produtos de higiene menstrual é fundamental para assegurar a integridade desse público. Nosso propósito é que ele continue a ser um exemplo do compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo.