A Prefeitura de Betim está dando continuidade ao Plano de Ações Multissetoriais de Combate à Dengue e, para isso, abrirá na próxima quarta-feira (21), um Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED). O objetivo é tratar pessoas com sinais e sintomas de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Localizado ao lado do ambulatório cirúrgico no Hospital Público Regional, o Centro AED terá capacidade para realizar 200 atendimentos a cada 24 horas. Serão disponibilizados 30 pontos para hidratação venosa. O atendimento será por livre demanda, mas também receberá pacientes encaminhados por outras unidades de saúde da cidade.
O Centro AED funcionará por tempo indeterminado, oferecendo assistência 24 horas para pessoas com idade a partir de 13 anos. Além dos atendimentos médicos, serão realizados exames de apoio ao diagnóstico, hidratação oral e venosa, e medicações específicas para alívio dos sintomas. Os pacientes também receberão orientações sobre o autocuidado durante todos os estágios da doença.
É importante ressaltar que o atendimento a crianças com até 12 anos que apresentam sinais clássicos de arboviroses continuará sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de referência.
O Centro AED contará com recepção, uma sala para acolhimento, dois consultórios médicos, sala de coleta de sangue, banheiros e um leito de estabilização clínica de pacientes. A prefeitura já tem outros núcleos preparados para receber a ampliação do Centro AED, caso seja necessário atender uma quantidade maior de pacientes.
A população de Betim deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência em caso de sintomas como febre alta, dores de cabeça, manchas na pele, cansaço, náuseas e vômitos. As 38 UBSs da cidade funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h. Os pacientes atendidos nas UBSs que necessitarem de hidratação venosa serão encaminhados para o Centro AED.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser procuradas em casos de sintomas como dor abdominal intensa e sinais de sangramentos. Betim conta com quatro UPAs e o Pronto Atendimento do Hospital da Colônia Santa Isabel, no Citrolândia. O atendimento pediátrico de urgência para crianças com idade inferior a 13 anos é oferecido em algumas UPAs.
A Prefeitura de Betim está empenhada em combater a dengue e outras arboviroses, oferecendo atendimento especializado e orientações para a população. É fundamental que todos fiquem atentos aos sintomas e busquem ajuda médica quando necessário.