Prédio da antiga UAI Sete receberá Centro de Serviços Emergenciais de Betim

Notícias

A Prefeitura de Betim definiu o destino do prédio da antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Sete de Setembro, localizado na avenida Bandeirantes, no bairro Chácara. O imóvel, que pertence ao Estado, será revitalizado para abrigar o Centro de Serviços Emergenciais de Betim. Esse espaço será a sede da Superintendência de Defesa Civil, que atualmente está em um imóvel alugado, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A reforma terá início em breve, após a conclusão dos projetos, e será concluída ainda no primeiro semestre. As intervenções incluem a instalação de rede elétrica, reforma dos banheiros e vestiários, substituição de vidraças, reparos na rede hidráulica e pintura de toda a edificação. Também está prevista a construção de um galpão para abrigar as ambulâncias do Samu e a reorganização das áreas externas para acomodar adequadamente os veículos e equipamentos da Defesa Civil.

A proposta de reunir os serviços de urgência e emergência da Defesa Civil (199) e do Samu (192) no prédio da antiga UAI Sete tem como objetivo tornar o trabalho dessas entidades mais eficiente e facilitar o deslocamento das equipes pelas principais vias de Betim, como as avenidas Amazonas e Juiz Marco Túlio Isaac, além da BR-381. Além disso, o local é estratégico em termos de visibilidade e acesso para os moradores da cidade.

A nova estrutura também trará benefícios para a Defesa Civil, como a realização de treinamentos, reuniões com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), espaço adequado para o armazenamento de equipamentos e um pátio para estacionamento de viaturas, barcos e botes salva-vidas. As equipes também contarão com salas mais amplas para os setores administrativo e operacional.

No caso do Samu, a mudança é urgente devido aos danos causados pelas chuvas de dezembro nas instalações atuais. A nova sede unificará o serviço, que atualmente está dividido em diferentes unidades. Essa mudança trará benefícios significativos, melhorando a eficiência operacional e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, o que impactará positivamente na qualidade do atendimento pré-hospitalar.

A iniciativa da Prefeitura de Betim reforça o compromisso em tornar o trabalho desses órgãos de urgência e emergência mais eficiente e visível, visando sempre oferecer a resposta mais rápida possível à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *