O Prêmio Nobel de Medicina de 2023 foi concedido aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman por suas pesquisas inovadoras que possibilitaram o desenvolvimento das vacinas eficazes contra a Covid-19. Essa conquista representa um marco na luta contra a pandemia que assolou o mundo nos últimos anos.
Katalin Karikó e Drew Weissman dedicaram-se ao estudo das modificações na base de nucleosídeos, mais especificamente do RNA mensageiro (mRNA). Através dessas modificações, eles conseguiram desenvolver uma tecnologia revolucionária que permite a produção de vacinas a partir de material sintético, sem a necessidade de utilizar o próprio vírus.
Essa descoberta é de extrema importância, pois possibilitou a produção em tempo recorde das vacinas contra a Covid-19, sem a dependência de material biológico, como o coronavírus. Isso acelerou o processo de imunização em todo o mundo e salvou milhões de vidas.
O Prêmio Nobel de Medicina é um dos mais prestigiados no mundo científico, e além do reconhecimento, os cientistas receberão o valor de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5 milhões).