Diagnóstico vai avaliar a assistência à saúde da mulher moradora de Betim

Saúde

Avaliação será realizada nas 41 Unidades Básicas de Saúde do município

A partir do próximo dia 23, será iniciado um diagnóstico situacional nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para avaliar a assistência ofertada à saúde sexual e reprodutiva das mulheres. A ação visa melhorar a qualidade dos serviços de assistência à saúde da mulher moradora de Betim, adequando-os à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). O diagnóstico é uma ação de serviço que será aplicada no formato de uma pesquisa científica intitulada “Análise da implantação das ações de saúde sexual e reprodutiva para mulheres na Atenção Primária do município de Betim – MG, em 2023”.

A pesquisa foi elaborada pelo Núcleo de Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde com o devido rigor científico, tendo sido, inclusive submetida ao Comitê de Ética de Betim. A coleta de dados será feita por meio de três questionários distintos aplicados a profissionais das 41 UBSs: gerentes, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, entre outros. 

O diagnóstico situacional possibilitará a identificação de possíveis barreiras de acesso a esses serviços, permitindo o planejamento de diretrizes e ações corretivas. A partir dos dados coletados, será avaliado − quantitativa e qualitativamente − como tem sido a oferta de consultas, exames e outros serviços e o acesso das mulheres a esses atendimentos, conforme parâmetros da PNAISM. Com base nos relatórios produzidos, a SMS terá subsídios para elaborar um planejamento de ações corretivas de acordo com a necessidade de cada uma das 41 unidades de saúde.

Os resultados da pesquisa serão publicados em artigos científicos para que outros pesquisadores, gestores e profissionais do SUS possam replicar essa iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *