O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira (5) os dados sobre o desmatamento na Amazônia e no Cerrado em 2023. De acordo com o relatório, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal caiu pela metade em relação ao ano anterior, registrando o menor índice desde 2018.
No ano passado, a área com alertas na Amazônia Legal foi de 5.152 km², representando uma queda significativa após anos de alta no desmatamento. Vale ressaltar que em 2022, o desmate atingiu seu recorde, com 10.278 km². Essa redução é um indicativo positivo, que demonstra um avanço nas políticas de preservação ambiental na região.
Por outro lado, o Cerrado apresentou um aumento de 43% no desmatamento em 2023, atingindo o maior índice da série histórica do Deter no bioma. Esses números são preocupantes, uma vez que o Cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil, conhecido por sua biodiversidade e relevância para o equilíbrio ambiental.
Os dados divulgados pelo Inpe levam em conta o período total de janeiro a dezembro, e mostram que é necessário intensificar os esforços de preservação tanto na Amazônia quanto no Cerrado. Ações de fiscalização, monitoramento e conscientização são fundamentais para combater o desmatamento e garantir a conservação desses ecossistemas tão importantes para o país.
É fundamental que as autoridades e a sociedade como um todo estejam engajadas nessa causa, buscando soluções sustentáveis e promovendo ações que visem a proteção do meio ambiente. Somente assim poderemos preservar a riqueza natural do Brasil e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.