Dando continuidade às ações intersetoriais de combate às arboviroses no município, a Prefeitura de Betim promove, nesta semana, mais dois mutirões para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Na quinta-feira (1º), os trabalhos serão realizados nas áreas mais infestadas da região Norte. A concentração das equipes ocorre às 8h, na sede da gerência regional (Rua do Rosário, 1.840, Angola).
Já na sexta-feira (2), o mutirão será realizado na região do Alterosas. Com início também às 8h, as equipes se encontrarão para o início dos trabalhos na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, próximo ao número 5.600.
As agendas dos mutirões estão sendo programadas sempre no início de cada semana, conforme os indicadores de taxa de incidência de casos das doenças por bairros e do número de atendimentos realizados na rede municipal de saúde. Todas as dez regiões da cidade receberão os trabalhos nas áreas mais infestadas pelo mosquito.
O mutirão é uma ação intersetorial que envolve as secretarias de Saúde e de Gabinete, as gerências regionais e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). Os agentes de combate a endemias (ACEs) percorrem os imóveis fazendo a eliminação e o tratamento focal com larvicida dos criadouros de larvas do mosquito. Os agentes comunitários de saúde (ACSs), em conjunto com profissionais das gerências regionais e das outras pastas envolvidas, entregam materiais informativos e orientam a população sobre os cuidados para evitar água parada. As equipes de limpeza percorrem os bairros realizando a higienização das áreas com descarte irregular de lixo. Na ação são recolhidos entulhos, pneus, inservíveis e outros resíduos descartados incorretamente.
Balanço
Os primeiros mutirões intersetoriais foram realizados na semana passada. Na quinta-feira (25), as equipes estiveram na região do Teresópolis. Na sexta-feira (26), a região do Imbiruçu recebeu o mutirão. Segundo relatório da Ecos, nos dois dias de trabalho foram recolhidas de áreas com descarte irregular 342 toneladas de entulhos. Além disso, foram retiradas 60 toneladas de resíduos das caçambas do Eco Entulho e das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), bem como 880 sacos de lixo pelo serviço de capina.